Mundo

Gazprom adia ultimato a Ucrânia após pagamento de parte da dívida

Representantes dos governos ucraniano e russo se reúnem nesta segunda-feira em Bruxelas para uma nova série de negociações sobre a prolongada disputa a respeito dos preços do gás

Agência France-Presse
postado em 02/06/2014 08:14
Moscou - A empresa russa Gazprom anunciou nesta segunda-feira (2/6) que adiou para 9 de junho a mudança para o sistema de pagamento prévio do fornecimento de gás a Ucrânia, depois do pagamento de uma primeira parcela de 786 milhões de dólares. "A Ucrânia pagou a primeira parcela para o fornecimento de gás. Hoje entrou a quantia de 786 milhões de dólares na conta da Gazprom", anunciou o presidente executivo da empresa, Alexei Miller.

[SAIBAMAIS]"Recebemos com satisfação a notícia de que a Ucrânia começou a pagar sua dívida e adiamos o regime pagamento prévio para 9 de junho", completou. "A instalação do sistema de pagamento antecipado dependerá do pagamento da totalidade da dívida pelo gás fornecido até 1 de abril, ou seja 2,237 bilhões de dólares, parte da qual foi paga hoje", disse o presidente executivo da Gazprom.



A empresa russa também espera que a Ucrânia faça "progressos no pagamento do fornecimento de abril e maio". "O pagamento para maio deve ser feito até 9 de junho", disse Miller. Representantes dos governos ucraniano e russo se reúnem nesta segunda-feira (2) em Bruxelas para uma nova série de negociações sobre a prolongada disputa a respeito dos preços do gás com o comissário europeu de Energia, Gunther Oettinger.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação