Mundo

Documentos revelam que a NSA coletou milhões de imagens faciais

A Agência de Segurança Nacional usou a desculpa de prevenir o terrorismo e rastrear suspeitos

Rodrigo Craveiro
postado em 02/06/2014 09:09
A NSA intensificou a utilização de tecnologias de reconhecimento facial nos últimos quatro anos
Novas denúncias feitas por Edward Snowden, o ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA), revelam que o organismo tem coletado diariamente milhões de imagens de rostos, sob o pretexto de rastrear suspeitos de terrorismo. Segundo reportagem publicada pelo jornal The New York Times ; que teve acesso a documentos divulgados por Snowden ;, a NSA intensificou a utilização de tecnologias de reconhecimento facial nos últimos quatro anos, após dois atentados frustrados nos Estados Unidos. O dossiê secreto, datado de 2011, garante que os programas de computador empregados ;têm um enorme potencial inexplorado;. Três softwares estariam sendo usados na espionagem: o Tundra Freeze, o Wellspring e o Pisces.

Pelo menos 55 mil ;imagens de qualidade para reconhecimento facial; também são capturadas e armazenadas no banco de dados da agência, que explora e-mails, mensagens em SMS, mídias sociais e videoconferências, em busca de fotos de rostos. Até então, acreditava-se que o escopo de vigilância eletrônica se limitasse às comunicações oral e escrita. ;É uma abordagem de um completo arsenal que explora digitalmente as pistas deixadas por um alvo em suas atividades regulares na internet, a fim de compilar informações biográficas e biométricas;, atesta outro documento escrito em 2010.



;Nós não estaríamos fazendo nosso trabalho se não buscássemos meios de melhorar a precisão de sinais de atividades de inteligência ; a meta é neutralizar esforços de alvos de inteligência válidos no exterior para se disfarçarem ou para ocultarem planos de prejudicar os EUA e aliados;, justificou ao NY Times Vanee Vines, porta-voz da NSA. Ela negou que o governo tenha acessado fotos em bases de dados de licenças de motoristas ou de passaportes, mas não quis informar se a NSA buscou imagens no site de relacionamentos Facebook e em mídias sociais ou no sistema do Departamento de Estado por meio do qual estrangeiros solicitam vistos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação