Mundo

Bruxelas convoca candidatos à União Europeia a mostrar reformas confiáveis

"Falo de reformas confiáveis, capazes de fornecer às pessoas os benefícios da entrada ao longo de todo o processo de adesão, e não apenas no fim", insistiu Stefan Fule

Agência France-Presse
postado em 03/06/2014 11:15
Viena - Os países candidatos a entrar na União Europeia devem provar seu compromisso mediante reformas confiáveis, declarou nesta terça-feira (3/6) Stefan Fule, comissário europeu de Ampliação.

Negociar a adesão à UE "não consiste simplesmente em marcar opções com um ;x;. É preciso mostrar resultados", declarou ao fim de uma conferência que reunia os países dos Bálcãs em Viena.

"Não falo apenas de reformas, mas de reformas confiáveis, capazes de fornecer às pessoas os benefícios da entrada ao longo de todo o processo de adesão, e não apenas no fim", insistiu o comissário eslovaco.



A Sérvia abriu negociações de adesão em janeiro com a UE, uma recompensa pela melhoria espetacular, graças à mediação de Bruxelas, de suas relações com sua antiga província de Kosovo, que proclamou em 2008 sua independência, não reconhecida, no entanto, por Belgrado.

O ministro sérvio das Relações Exteriores, Ivica Dacic, reiterou nesta terça-feira o compromisso de Belgrado de conversar com Pristina, e assegurou que a adesão da Sérvia à UE era "o grande projeto político" do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação