Agência France-Presse
postado em 05/06/2014 09:55
Maidugri - Centenas de pessoas podem ter falecido em um suposto ataque do grupo islamita Boko Haram contra quatro cidades do nordeste da Nigéria, informaram fontes da região.[SAIBAMAIS]Alguns líderes locais informaram que o ataque de terça-feira contra as cidades de Goshe, Attagara, Agapalwa e Aganjara, no estado de Borno, pode ter deixado de 400 a 500 mortos. A informação não foi confirmada por fontes independentes, em consequência da dificuldade de comunicação com esta região remota.
Caso a informação seja confirmada, este seria um dos ataques mais violentos do grupo islamita em cinco anos. No dia 5 de maio, um ataque do Boko Haram contra a cidade de Gamboru Ngala deixou quase 300 mortos.
O deputado Peter Biye afirmou que aconteceu um "grande massacre", mas não se arriscou a divulgar um número de vítimas porque, segundo ele, "ninguém pode chegar a esta região, onde os insurgentes continuam presentes"."Tomaram toda a região", completou Biye à AFP.
"Há corpos jogados por toda a região e muitas pessoas fugiram", disse Biye, que representa Gwoza na Câmara Baixa do Parlamento.
As informações procedentes da região próxima da fronteira com Camarões indicavam que os insurgentes prosseguiam com o ataque na quarta-feira, com roubos e incêndios de propriedades.
"Centenas de corpos estão no local porque não há ninguém para enterrá-los", disse um local em Attagara, que pediu anonimato.
A fonte afirmou que a região enfrenta uma "crise humanitária". Moradores pedem a permissão de acesso aos serviços de emergência para que os mortos sejam sepultados.