Mundo

Ataque de insurgentes contra cidade iraquiana de Samarra deixa seis mortos

Segundo testemunhas, eles também atearam fogo aos carros

Agência France-Presse
postado em 05/06/2014 11:27
Samarra - Dezenas de insurgentes lançaram nesta quinta-feira um ataque contra Samarra, no qual seis pessoas morreram, e se apoderaram de vários bairros desta cidade situada ao norte de Bagdá, informaram testemunhas, a polícia e um médico.

Rebeldes a bordo de dezenas de veículos, alguns equipados com canhões antiaéreos, atacaram inicialmente um posto de controle no sudeste de Samarra, matando membros das forças de segurança, e depois atearam fogo aos carros, contaram várias testemunhas.

Posteriormente, tomaram o controle de vários setores da cidade, situada 110 km ao norte da capital, acrescentaram as testemunhas, que dizem ter visto nas ruas corpos de integrantes das forças de segurança e de insurgentes.



Um jornalista da AFP viu helicópteros disparando contra setores da cidade. Segundo um comandante da polícia e um médico, seis agentes morreram no ataque e outras 24 pessoas ficaram feridas.

O comandante afirma que há forças de segurança mobilizadas para defender um mausoléu xiita que abriga os túmulos de imãs venerados.

Este edifício foi atacado em fevereiro de 2006, desencadeando um conflito sectário que deixou dezenas de milhares de mortos entre 2006 e 2008.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação