Mundo

Guerrilha das Farc declara trégua unilateral por eleição na Colômbia

A mensagem é destinada ao candidato opositor Óscar Iván Zuluaga, que a princípio rejeitava o atual processo de paz entre Bogotá e as Farc

Agência France-Presse
postado em 07/06/2014 21:51
Bogotá- A guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) decretou um cessar-fogo unilateral, a partir da próxima segunda-feira, por ocasião do segundo turno da eleição presidencial na Colômbia, no dia 15 de junho, anunciou neste sábado seu máximo líder, Timoleón Jiménez.

Leia mais notícias em Mundo

"Nossas unidades estão informadas sobre a suspensão das ações ofensivas contra as forças inimigas e a infra-estrutura estatal a partir da zero hora de segunda-feira, dia 9 de junho, e até às 24H00 do dia 30 de junho de 2014", diz Jiménez no site das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A mensagem é destinada ao candidato opositor Óscar Iván Zuluaga, que a princípio rejeitava o atual processo de paz entre Bogotá e as Farc realizado em Havana mas suavizou sua posição após o primeiro turno da eleição presidencial.

As Farc já haviam anunciado uma trégua por ocasião do primeiro turno, entre 20 e 28 de maio, conjuntamente com outra guerrilha colombiana, o Exército de Libertação Nacional (ELN).

No próximo domingo, o presidente Juan Manuel Santos tentará a reeleição contra Zuluaga, afilhado do ex-presidente e senador Álvaro Uribe, oposto às negociações com as Farc.

Santos e Zuluaga estão empatados nas pesquisas. Segundo o instituto Gallup Colombia, o candidato opositor tem 48,5% da preferência do eleitorado, contra 47,7% para o presidente.

Já o instituto Datexco prevê a vitória de Santos com 41,9% dos votos, contra 37,7% para Zuluaga, e 5,8% de indecisos.

No primeiro turno, disputado em 25 de maio, Zuluaga venceu com 29,3% dos votos, contra 25,7% para Santos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação