Mundo

Legislativas cruciais no Kosovo para o futuro europeu do país

Primeiro-ministro está fragilizado pela má situação econômica e por um índice de desemprego de 35% em uma população de 1,8 milhão de habitantes

Agência France-Presse
postado em 08/06/2014 12:57
Pristina - Os kosovares começaram a votar neste domingo (8/6) em eleições legislativas decisivas para o primeiro-ministro em fim de mandato, Hashim Thaci, nas quais será determinante a participação da minoria sérvia, essencial para a aproximação do país com a União Europeia (UE).

Thaci, de 46 anos, que dirige o Kosovo há sete anos e conduziu o país à independência da Sérvia em 2008, tenta ser eleito a um terceiro mandato consecutivo como chefe de governo.

Leia mais notícias em Mundo

Mas está fragilizado pela má situação econômica e por um índice de desemprego de 35% em uma população de 1,8 milhão de habitantes.

Os 2.300 colégios eleitorais abriram às 05h00 GMT (02h00 de Brasília) e fecharão às 17h00 GMT (14h00 de Brasília).

Thaci tentou aproximar seu país da UE e por isso assinou em abril de 2013 um acordo histórico para melhorar as relações bilaterais com a Sérvia, com o patrocínio de Bruxelas.

No entanto, a Sérvia nega reconhecer a independência do Kosovo, proclamada unilateralmente pela maioria albanesa.

A participação da minoria sérvia (80.000 pessoas) nestas eleições é considerada crucial para ajudar na aproximação de Kosovo com a UE.

Dez assentos, dos 120 do Parlamento kosovar, estão garantidos para esta minoria sérvia.

Na falta de pesquisas confiáveis, os analistas consideram que os principais favoritos das eleições são o Partido Democrático do Kosovo (PDK) de Thaci e o principal partido da oposição, a Liga Democrática do Kosovo (LDK), dirigido por Isa Mustafa.

O Kosovo é um dos países mais pobres da Europa, com 47% de sua população vivendo na pobreza com cerca de 80 euros por mês. O salário mensal médio é de 350 euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação