Mundo

Inundações deixam mais de 80 mortos no Afeganistão

postado em 08/06/2014 13:11
Konduz - As equipes de resgate tentavam neste domingo alcançar uma região montanhosa do norte do Afeganistão, onde as inundações deixaram até agora 80 mortos e devastaram cultivos e povoados inteiros.

"As inundações destruíram nove quilômetros de estradas, razão pela qual as autoridades estão tentando entregar a ajuda (humanitária) por via aérea", declarou Obaidulah Ramin, funcionário da província de Banghlan, que confirmou a recuperação de 80 cadáveres.

Leia mais notícias em Mundo

Segundo as autoridades do distrito de Guzargah-e-Nur, na província de Baghlan, o número de desaparecidos é muito grande e as autoridades temem que o número de vítimas das chuvas torrenciais aumente nas próximas horas.

"Perderam tudo, suas casas, seus bens, seus campos, seu gado, não têm nada para sobreviver", explicou o chefe da polícia local, Jawed Basharat. "Precisam de água potável, alimentos, cobertores e barracas", disse.

O exército está mobilizado para ajudar as vítimas e ainda há muitas pessoas no cume das montanhas que não receberam ajuda, indicou o chefe da polícia.

"Há grandes superfícies de água estancada e corpos sob os escombros e a lama", explicou à AFP Mohamad Nasim Kohzad, um funcionário da agência local de catástrofes naturais.

Segundo o chefe do distrito, Noor Mohammad Guzar, as inundações destruíram quatro povoados, arrasaram 2.000 casas, vários campos e mataram milhares de cabeças de gado.

Estas inundações súbitas são frequentes durante a temporada de chuvas no Afeganistão e destroem com facilidade as casas precárias da região.

Nas últimas semanas mais de 19.500 famílias afegãs foram afetadas pelas inundações, que destruíram cerca de 8.000 casas e deixaram 175 falecidos, segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação