Mundo

Presidente do Egito, Abdel Fattah Al Sissi, toma posse

Em cerimônia no Tribunal Constitucional, transmitida pela televisão, o marechal jurou, %u201Cem nome de Deus, respeitar a lei e a Constituição%u201D egípcias

postado em 08/06/2014 13:50
O antigo chefe do Exército egípcio Abdel Fattah Al Sissi, eleito presidente com 96,9% dos votos, tomou posse hoje (8), um ano depois de ter destituído e detido o antecessor, o islamita Mohammed Morsi.


Em cerimônia no Tribunal Constitucional, transmitida pela televisão, o marechal jurou, ;em nome de Deus, respeitar a lei e a Constituição; egípcias e preservar a independência da nação e sua integridade territorial.

Al Sissi venceu as eleições as presidenciais, realizadas no fim de maio, com 96,9% dos votos. A eleição teve 47,5% de participação dos eleitores.

Depois de ter derrubado Morsi, Al Sissi - então chefe do exército - criou um governo interino, que instalou uma sangrenta repressão dos apoiantes de Morsi, em particular sobre a Irmandade Muçulmana, que havia vencido todas as eleições desde a queda de Hosni Mubarak, no início de 2011.

Mais de 1,4 mil manifestantes pró-Morsi foram mortos pelas balas de soldados e policiais, e mais de 15 mil integrantes da Irmandade Muçulmana foram detidos. A confraria, proibida e decretada ;organização terrorista;, apelou para o boicote das eleições presidenciais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação