Mundo

Ex-mediador da ONU na Síria alerta sobre consequências do conflito

Lakhdar Brahimi alertou sobre os riscos de que a Síria se transforme numa "segunda Somália" e de uma "explosão em toda a região"

Agência France-Presse
postado em 08/06/2014 15:09
Berlim - O ex-mediador da ONU na Síria, Lakhdar Brahimi, alertou sobre os riscos de que a Síria se transforme numa "segunda Somália" e de uma "explosão em toda a região" caso não se encontre uma saída para o conflito sírio, em entrevista publicada neste final de semana. A Síria vai se tornar "uma segunda Somália. Não vamos assistir à repartição do país, como muitos preveem, mas a Síria vai se tornar um estado falido, onde reinam os senhores da guerra", analisou Brahimi, em entrevista à revista alemã Der Spiegel.

[SAIBAMAIS]"A longo prazo, toda a região vai explodir caso não seja encontrada uma saída. Este conflito não se limita à Síria, já tem desestabilizado o Líbano", disse Brahimi, que renunciou ao cargo em maio, após menos de dois anos de infrutíferos esforços para colocar um termo à guerra civil síria. Brahimi também falou sobre o grupo radical sunita Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL). "O EIIL está ativo na Síria e no Iraque. Nos últimos três meses, os combatentes do EIIL perpetraram 100 atentados na Síria, e 1000 no Iraque", disse.

Leia mais notícias em Mundo

O diplomata também fez um alerta aos governos ocidentais sobre as consequências que a guerra na Síria podem acarretar para suas nações. "Há entre 500 e 600 franceses, e por volta do mesmo número de britânicos. Milhares de estrangeiros estão lutando (na Síria)". "Meu Deus! Toda essa gente está se formando na Síria e acreditam ter como missão a criação de um Estado islâmico no mundo. Não é uma ameaça suficientemente grande para vocês?", indagou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação