Mundo

Partido no poder reivindica vitória nas legislativas de Kosovo

A jovem nação obteve a independência da Sérvia em 2008

Agência France-Presse
postado em 08/06/2014 18:46
Pristina - O partido do atual primeiro-ministro, Hashim Thaci, reivindicou a vitória nas eleições realizadas neste domingo em Kosovo, o que significaria um terceiro mandato consecutivo à frente do governo desta jovem nação, que obteve a independência da Sérvia.

"Confirmo que o Partido Democrático de Kosovo (PDK) ganhou as eleições. Segundo nossa contagem, o PDK lidera a apuração com sólida vantagem", declarou para uma multidão de partidários Kadri Veseli, numero dois de Thaci.

[SAIBAMAIS]Os primeiros resultados oficiais dão ao PDK 31,38% dos votos, contra 25,22% para o principal partido da oposição, a Liga Democrática do Kosovo (LDK), dirigida por Isa Mustafa. Thaci, de 46 anos, dirige o Kosovo há sete anos, desde a independência da Sérvia, em 2008.

O premier tenta aproximar seu país da UE e por isso assinou em abril de 2013 um acordo histórico para melhorar as relações bilaterais com a Sérvia, com o patrocínio de Bruxelas.

Leia mais notícias em Mundo

No entanto, a Sérvia nega reconhecer a independência do Kosovo, proclamada unilateralmente pela maioria albanesa. A participação da minoria sérvia (80.000 pessoas) nestas eleições era considerada crucial para ajudar na aproximação de Kosovo com a UE. Dez assentos, dos 120 do Parlamento kosovar, estão garantidos para os sérvios.

O Kosovo é um dos países mais pobres da Europa, com 47% de sua população vivendo na pobreza com cerca de 80 euros por mês. O salário mensal médio é de 350 euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação