Mundo

Primeiro-ministro grego faz reforma para recuperar imagem do governo

A reforma ministerial deve dar um novo impulso ao governo, uma coalizão entre conservadores e socialistas dirigida há dois anos por Samaras

Agência France-Presse
postado em 09/06/2014 14:43

A reforma ministerial deve dar um novo impulso ao governo, uma coalizão entre conservadores e socialistas dirigida há dois anos por Samaras

O premiê grego, o conservador Antonis Samaras, realizou nesta segunda-feira (9/6) uma profunda reforma ministerial, marcada pela mudança no Ministério das Finanças, anunciou a nova porta-voz do governo, Sophia Vultepsi.

A reforma pretende dar um novo impulso ao governo, uma coalizão entre conservadores e socialistas dirigida há dois anos por Samaras. A administração grega sofre críticas por cumprir rigorosamente as exigências de austeridades ditadas pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional, os credores do país.

O novo ministro das Finanças será Guikas Hardouvelis, professor da Universidade de Pireu e conselheiro econômico do Eurobank, um dos principais bancos gregos. Hardouvelis foi diretor de gabinete do ex-primeiro-ministro Lucas Papademos entre novembro de 2011 e maio de 2012, o pior momento da crise grega.

Defensor da União Europeia e com tradição de centro-esquerda - assim como seu antecessor Yannis Stournaras - o novo ministro participou das negociações de reestruturação da dívida grega, em 2012. Na época, foram perdoados cerca de 106 bilhões de euros da dívida, a maioria de bancos privados.



[SAIBAMAIS]Stournaras, ministro das Finanças por dois anos, será o próximo presidente do Banco da Grécia, ao término do mandato do atual presidente, Georges Provopoulos, em junho, de acordo com a imprensa grega.

A reforma afetou pelo menos cinco ministérios, e pretende recuperar a imagem do governo, afetada pela vitória nas eleições europeias da principal força da oposição, o Syriza.

O partido, de esquerda radical, teve mais de 3% de vantagem sobre o conservador Nova Democracia, partido do premier Samaras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação