Os Estados Unidos enviaram dois bombardeiros com capacidade nuclear a uma base aérea britânica para participar de exercícios militares da Otan, informou nesta segunda-feira (9/6) o Pentágono.
Em meio a um contexto de tensão com a Rússia devido à crise política na Ucrânia, este exercício - "de curto prazo" e previsto com antecedência - constitui uma "nova demonstração de nosso compromisso inabalável com a aliança", afirmou o coronel Steven Warren, porta-voz do Pentágono, referindo-se à Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Os Estados Unidos aumentaram nas últimas semanas o envio de recursos militares para tranquilizar seus aliados na Europa Oriental, alarmados com a mobilização das forças de Moscou.
Os bombardeiros B-2 Spirit chegaram no domingo à base aérea de Fairfood. Três bombardeiros americanos B-52 já haviam chegado em 4 de junho ao local, a oeste de Londres.
O envio dessas aeronaves B-2 à Europa é pouco comum, já que Washington prefere manter em segredo a tecnologia militar desses aparelhos. O Pentágono possui apenas 20 desses modelos, que são extremamente caros.