Agência France-Presse
postado em 11/06/2014 12:30
Londres - A escritora britânica criadora da saga Harry Potter, J.K Rowling, anunciou nesta quarta-feira (11/6) que doou um milhão de libras (1,6 milhão de dólares) para a campanha "Melhor juntos", que se opõe à independência da Escócia no referendo de 18 de setembro.A escritora inglesa, que vive em Edimburgo há 21 anos e por isso poderá votar - ao contrário dos escoceses que vivem na Inglaterra ou no exterior -, expôs em seu site os motivos da doação.
"Por residência, matrimônio e por gratidão por tudo que este país [Escócia] me deu, minha lealdade à Escócia é total, e com esse espírito ouvi nos últimos meses os argumentos e contra-argumentos" sobre a separação do Reino Unido.
"Minhas dúvidas em abraçar a independência não têm a ver com a fala de fé no incrível povo da Escócia e seus êxitos. A simples verdade é que a Escócia está sujeita às mesmas pressões do século XXI que o resto del mundo [...] Quanto mais ouço os partidários do ;sim;, mais me preocupa a minimização e, inclusive, a negação dos riscos".
"Quando o Royal Bank of Scotland teve de ser salvo da falência, pertencer ao Reino Unido nos salvou da catástrofe econômica", escreveu ainda a autora.
O gesto da escritora pode induzir a um maior envolvimento das celebridades no referendo, até agora bem tímido.
O ator Sean Connery é fervoroso partidário da independência, e o cantor inglês David Bowie e o ex-técnico de futebol, Alex Ferguson, escocês, ambos partidários do "não", eram até agora as únicas celebridades que deram voz a sua opinião.