Mundo

Turquia ameaça com represálias caso reféns sejam feridos no Iraque

Combatentes do EIILinvadiram nesta quarta-feira o consulado turco na cidade iraquiana de Mossul e fizeram 49 reféns, incluindo o chefe da missão diplomática

Agência France-Presse
postado em 11/06/2014 16:19
Ancara - O ministro turco das Relações Exteriores, Davutoglu Amhet, ameaçou nesta quarta-feira adotar medidas de "retaliação", caso algum dos cerca de 50 cidadãos turcos sequestrados por combatentes jihadistas no consulado da Turquia no Iraque sofra algum dano.

"Todas as partes precisam saber que, se o menor dano for causado aos nossos cidadãos, haverá represálias (...)", declarou Davutoglu ao vivo da sede da ONU em Nova York.


Combatentes do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL) invadiram nesta quarta-feira o consulado turco na cidade iraquiana de Mossul (norte) e fizeram 49 reféns, incluindo o chefe da missão diplomática, segundo um funcionário do governo turco.

Após a confirmação do sequestro dos cidadãos turcos em Mossul, o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, convocou uma reunião de emergência com o vice-primeiro-ministro e o chefe dos serviços secretos.

Um alto funcionário da polícia iraquiana, que pediu anonimato, disse à AFP que um dos sequestradores indicou que os jihadistas "interrogavam" o cônsul, seus adjuntos e guardas de segurança, e que iriam transferir o chefe da missão diplomática "a um lugar seguro".

Além disso, pelo menos 31 motoristas de caminhão turcos estão nas mãos de combatentes jihadistas desde terça-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação