Agência France-Presse
postado em 11/06/2014 19:58
Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu à comunidade internacional nesta quarta-feira (11/6) que se una pelo Iraque, no momento em que rebeldes jihadistas avançam para a capital, Bagdá."O secretário-geral pede à comunidade internacional que se una e mostre solidariedade com o Iraque, que enfrenta esse grande desafio de segurança", disse seu porta-voz, Stéphane Dujarric, em um comunicado.
O chefe da ONU pediu que "sejam respeitadas as leis humanitárias internacionais e os direitos humanos nas ações para combater a violência e o terrorismo no Iraque", completou o porta-voz.
Além disso, Ban "condena fortemente o aumento da violência de grupos terroristas no Iraque, como o Estado Islâmico no Iraque e no Levante (Eiil) que assumiu o controle de Mossul, Tuz Khurmatu, Baiji e Tikrit".
"O terrorismo não tem o direito de romper o caminho para a democracia traçado pela vontade do povo iraquiano", frisou.
Nesta quarta, os rebeldes jihadistas tomaram a cidade iraquiana de Tikrit e avançavam para Bagdá, em uma ofensiva que provocou a fuga de meio milhão de habitantes.
Os Estados Unidos prometeram ajudar o Iraque, inclusive militarmente, diante dessa ofensiva que pôs em xeque o Exército criado e treinado por Washington, dois anos e meio depois de sua saída militar do país.