Jornal Correio Braziliense

Mundo

Fatos demonstram fracasso total da política dos EUA no Iraque, diz Rússia

Declaração foi feita pelo ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, citado pela agência Itar-Tass

Moscou - A Rússia afirmou nesta quinta-feira (12/6) que o avanço dos rebeldes islamitas no Iraque ameaça o país e ilustra o fracasso total da intervenção militar americana e britânica. "O que está acontecendo no Iraque ilustra o fracasso total da aventura que empreenderam principalmente os Estados Unidos e o Reino Unido, e na qual perderam o controle definitivamente", declarou o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, citado pela agência Itar-Tass.

[SAIBAMAIS]"Há 11 anos, o presidente dos Estados Unidos anunciou a vitória da democracia no Iraque e, desde então, a situação se deteriorou de forma exponencial. Há tempos que advertimos que a aventura lançada pelos americanos e ingleses acabaria mal. Hoje os prognósticos se cumpriram", acrescentou.



Dois anos e meio depois da retirada das tropas americanas que entraram em 2003 no Iraque, os combatentes jihadistas se apoderaram de partes do território do noroeste do país ante a impotência do exército nacional e se encontram a menos de 100 km da capital.