Mundo

Tropas ucranianas retomam controle do porto de Mariupol no leste da Ucrânia

Segundo o ministério da Defesa de Kiev, os rebeldes perderam dezenas de homens nos combates

Agência France-Presse
postado em 13/06/2014 09:22
Os soldados ucranianos chegaram a Mariupol, leste do país, em um caminhão
As tropas ucranianas retomaram nesta sexta-feira (13/6) o controle da cidade de Mariupol, após combates que deixaram quatro feridos, e o presidente Petro Poroshenko ordenou a instalação provisória na localidade da administração regional de Donetsk.

"Graças ao heroísmo dos militares ucranianos, a situação foi estabilizada em Mariupol", declarou Poroshenko, segundo o site da presidência. A cidade do sudeste da Ucrânia tem 500 mil habitantes.

O presidente ucraniano pediu ao governador da região de Donetsk, Serguii Taruta, que instale provisoriamente em Mariupol a sede da administração regional.

Atualmente a sede do poder regional em Donetsk está ocupada pelos separatistas pró-Rússia. "Quatro soldados de uma unidade especial foram feridos, um deles está em situação grave", afirma um comunicado da Guarda Nacional, integrada por voluntários e subordinada ao ministério do Interior.



Um balanço anterior, divulgado pelo ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, citava dois feridos.

[SAIBAMAIS]O ministério da Defesa de Kiev anunciou "combates violentos" na quinta-feira na fronteira com a Rússia, perto das localidades de Snijne e Stepanivka, na região de Donetsk, onde o exército destruiu um comboio que transportava armas de fabricação russa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação