Mundo

Governador do leste da Ucrânia quer uma muralha na fronteira com a Rússia

Igor Kolomoiski quer que a muralha tenha dois mil km de arame farpado

Agência France-Presse
postado em 13/06/2014 10:40
O governador bilionário do leste da Ucrânia, Igor Kolomoiski, propôs a construção de um muro com arame farpado eletrificado de 2 mil quilômetros ao longo fronteira com a Rússia, anunciou nesta sexta-feira (13/6) uma fonte oficial.

"Este projeto pode ser concretizado em seis meses", disse o vice-governador de Dnipropetrovsk, Sviatoslav Oliinik, à agência Interfax-Ucrânia. O custo total do projeto é de 100 milhões de dólares.

As novas autoridades ucranianas têm apostado nos oligarcas das regiões industriais de língua russa no leste do país para combater as tendências separatistas.

[SAIBAMAIS]Desta forma, Kolomoiski, co-proprietário da poderosa holding Privat (setor bancário, metalúrgico), com uma fortuna estimada em 2,4 bilhões de euros, tornou-se governador da região de Dnipropetrovsk.

"O interesse dos oligarcas é que a soberania da Ucrânia seja mantida. Sob Putin perderiam o seu poder e os seus negócios", explicou à AFP Berezovets Taras, cientista político.

"Putin não é normal, foi à loucura com a sua missão de restaurar o império russo. Isso poderia causar uma catástrofe global", ressaltou recentemente Kolomoiski.



O presidente russo, Vladimir Putin, e o ucraniano, Petro Poroshenko, realizaram conversas telefônicas durante às quais discutiram um plano para acabar com a crise no leste pró-russo da Ucrânia.

Pouco antes, o chanceler russo Sergei Lavrov havia considerado que o governo ucraniano não estava cumprindo suas promessas de "coibir a violência" na região, enquanto Kiev acusou Moscou de ser o responsável pela tensão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação