Agência France-Presse
postado em 13/06/2014 10:57
O furacão Cristina enfraqueceu na madrugada desta sexta-feira (13/6) para categoria dois e continua se afastando da costa oeste do Pacífico mexicano, onde provocou fortes, chuvas, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).
Cristina, que havia se formado como tempestade tropical em frente à costa do Pacífico do México, seguirá provocando chuvas muito fortes em pontos de Jalisco (oeste), Colima, Michoacán e Guerrero (sul) e fortes em regiões de Nayarit (oeste), além de ondas de até 4 metros de altura na costa dos estados do Pacífico central, advertiu a instituição.
Devido às chuvas contínuas em alguns estados nos últimos dias, "podem ser registrados deslizamentos, transbordamentos de rios, bloqueios de ruas e estradas, assim como inundações em zonas baixas", insistiu o Centro ao pedir que a população esteja atenta aos chamados da Defesa Civil e das autoridades.
No fim de maio, Amanda, o primeiro furacão da temporada de ciclones que se estende até o fim de novembro, provocou a morte de três pessoas em Michoacán e Guerrero.
Em 2013, o México foi atingido simultaneamente pelos furacões Ingrid (Golfo do México) e Manuel (Pacífico), que deixaram 157 mortos e ao menos 1,7 milhão de atingidos.