Agência France-Presse
postado em 13/06/2014 13:38
Barack Obama visita pela primeira vez nesta sexta-feira (13/6) como presidente uma reserva indígena, para anunciar novas medidas que têm por objetivo virar a página de uma história cheia de promessas descumpridas.
O presidente dos Estados Unidos visitará com sua esposa, Mochelle, a reserva Standing Rock, em Cannonball, estado de Dakota do Norte (centro-norte), a mesma da qual era proveniente Sitting Bull, o chefe siux que se destacou na batalha de Little Big Horn.
"Como já disse, a história dos Estados Unidos e das nações indígenas está cheia de promessas descumpridas", destacou em um texto publicado em um jornal on-line indígena para anunciar sua visita.
"Mas estou convencido de que durante meu mandato juntos modificamos o rumo. Escrevemos um novo capítulo de nossa história", acrescentou, prometendo anúncios sobre emprego e educação.
Obama lembrou algumas das dificuldades sofridas pelas populações indígenas em todo o país: índices de pobreza muito altos - próximos a 60% em algumas reservas - porcentagem de alunos que abandonam os estudos duas vezes superior à média nacional.
A visita de um presidente em exercício a uma reserva indígena é um acontecimento excepcional na história dos Estados Unidos. Em 1999 Bill Clinton esteve na reserva Pine Ridge, em Dakota do Sul.
O candidato Obama se dirigiu há seis anos à reserva da Crow Nation, em Montana (noroeste). Poucos grupos "são mais marginalizados e tão ignorados por Washington como os ;nativos americanos;", disse pouco depois de sua chegada à Casa Branca durante um encontro em Washington com representantes de 550 tribos oficialmente reconhecidas nos Estados Unidos, de cherokees de Oklahoma a navajos do Novo Méxic, passando pelos seminoles da Flórida.