Agência France-Presse
postado em 14/06/2014 08:40
Paris - Um tunisiano de 28 anos que recrutava no sudeste da França jovens para lutar ao lado de jihadistas na guerra síria foi extraditado para a Tunísia, anunciou neste sábado o Ministério do Interior francês. A expulsão ocorreu na última quinta-feira, segundo um comunicado do Ministério do Interior.[SAIBAMAIS]A medida foi tomada em "extrema urgência, pois sua presença era uma ameaça para a segurança pública e nacional", acrescenta o Ministério. O tunisiano, cuja identidade não foi revelada, "cumpria um papel central no recrutamento de jovens jihadistas" na região de Grenoble, no sudeste da França, informou o Ministério do Interior.
Os jovens eram recrutados na França, treinados na Tunísia e enviados para lutar na Síria, de acordo com a fonte. O homem, um salafista residente na França há vários anos, havia sido preso no início de junho, em um subúrbio de Grenoble.
Leia mais notícias em Mundo
Em 23 de abril, o governo francês adotou um plano para combater a rede de recrutamento de jihadistas que prevê a expulsão imediata de estrangeiros envolvidos nessas atividades. No dia 1; de maio, um argelino de 37 anos, morador de Albertville, no leste da França, foi mandado para casa.