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Publicitário brasileiro foi responsável por virada de Santos na Colômbia

Depois de começar o segundo turno em desvantagem, atrás de Óscar Zuluaga, do Centro Democrático, Santos venceu as eleições com 50,8% dos votos

postado em 15/06/2014 22:07
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    Publicitário brasileiro foi responsável por virada de Santos na Colômbia

    Depois de começar o segundo turno em desvantagem, atrás de Óscar Zuluaga, do Centro Democrático, Santos venceu as eleições com 50,8% dos votos

    postado em 15/06/2014 22:07
    O publicitário goiano Marcus Vinícius Queiroz, 56 anos, foi o responsável pela mudança na campanha de Juan Manuel Santos, reeleito hoje (15) na Colômbia. Depois de começar o segundo turno em desvantagem, atrás de Óscar Zuluaga, do Centro Democrático, Santos venceu as eleições com 50,8% dos votos. Zuluaga teve a campanha planejada pelo também brasileiro Duda Mendonça. ;É muito bom ganhar do Duda;, disse, em entrevista exclusiva à Agência Brasil, logo depois do anúncio do resultado.

    Queiroz chegou à campanha santista na semana passada, depois de ter feito a campanha de Clara López, candidata do Polo Democrático Alternativo (esquerda), que surpreendeu no primeiro turno com mais de dois milhões de votos e terminou em quarto lugar. ;O desafio, com ela, era torná-la mais conhecida;, contou.

    [SAIBAMAIS]Queiroz foi para a equipe santista após pedido do próprio presidente reeleito a Clara López, com o objetivo de mudar a estratégia da campanha ; considerada por analistas como ineficiente na comunicação do processo de paz e na aproximação de Santos com as pessoas.

    ;Faltava emoção na campanha santista, não só na abordagem do tema da paz, mas em outros assuntos. Nós trouxemos esta carga emotiva, e funcionou; comentou. A entrada de Marcus Vinícius coincidiu com a ;virada; de Santos, que começou a ser sentida na semana passada, durante um debate que ele teve com Zuluaga na TV Caracol, uma das maiores emissoras colombianas.



    Em seguida, na última segunda-feira (9), Zuluaga mostrou-se muito agressivo. Um comercial de sua campanha, em que uma atriz jogava laranjas em protesto contra a educação, não agradou ao público, e a personagem começou a ser chamada de ;a louca das laranjas;. A campanha de Santos mostrou, então, um vídeo de uma senhora analfabeta que disse que não votaria em Zuluaga. Este vídeo também viralizou no país, e começou a ser chamado de ;a avó de Zuluaga;.

    Nos últimos três dias de campanha, Queiroz disse que explorou o tema da paz com a gravação de um clipe de uma música muito conhecida na Colômbia. Vários políticos e artistas também gravaram teasers (propagandas curtas) com mensagens dizendo que votariam em Santos pela paz.

    Em 2013, o publicitário goiano trabalhou com Santos durante um mês, em outubro. A popularidade de Santos estava abaixo de 30%, e ele precisava recuperar a confiança do eleitorado após uma crise no setor agrícola.

    ;Na época, a popularidade do presidente voltou a subir 15%, mas os assessores do presidente não quiseram dar continuidade ao processo que havíamos iniciado;, contou.

    Segundo ele, para socorrer a campanha nessa reta final, ganhou apenas uma bonificação simbólica, e acertou que ganharia um valor depois, caso Santos fosse eleito. ;Veremos isso depois;, disse, sem revelar valores. No Brasil, Queiroz trabalhou em campanhas no Tocantins e para alguns membros do PMDB nacional.

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    Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
O publicitário goiano Marcus Vinícius Queiroz, 56 anos, foi o responsável pela mudança na campanha de Juan Manuel Santos, reeleito hoje (15) na Colômbia. Depois de começar o segundo turno em desvantagem, atrás de Óscar Zuluaga, do Centro Democrático, Santos venceu as eleições com 50,8% dos votos. Zuluaga teve a campanha planejada pelo também brasileiro Duda Mendonça. ;É muito bom ganhar do Duda;, disse, em entrevista exclusiva à Agência Brasil, logo depois do anúncio do resultado.

Queiroz chegou à campanha santista na semana passada, depois de ter feito a campanha de Clara López, candidata do Polo Democrático Alternativo (esquerda), que surpreendeu no primeiro turno com mais de dois milhões de votos e terminou em quarto lugar. ;O desafio, com ela, era torná-la mais conhecida;, contou.

[SAIBAMAIS]Queiroz foi para a equipe santista após pedido do próprio presidente reeleito a Clara López, com o objetivo de mudar a estratégia da campanha ; considerada por analistas como ineficiente na comunicação do processo de paz e na aproximação de Santos com as pessoas.

;Faltava emoção na campanha santista, não só na abordagem do tema da paz, mas em outros assuntos. Nós trouxemos esta carga emotiva, e funcionou; comentou. A entrada de Marcus Vinícius coincidiu com a ;virada; de Santos, que começou a ser sentida na semana passada, durante um debate que ele teve com Zuluaga na TV Caracol, uma das maiores emissoras colombianas.



Em seguida, na última segunda-feira (9), Zuluaga mostrou-se muito agressivo. Um comercial de sua campanha, em que uma atriz jogava laranjas em protesto contra a educação, não agradou ao público, e a personagem começou a ser chamada de ;a louca das laranjas;. A campanha de Santos mostrou, então, um vídeo de uma senhora analfabeta que disse que não votaria em Zuluaga. Este vídeo também viralizou no país, e começou a ser chamado de ;a avó de Zuluaga;.

Nos últimos três dias de campanha, Queiroz disse que explorou o tema da paz com a gravação de um clipe de uma música muito conhecida na Colômbia. Vários políticos e artistas também gravaram teasers (propagandas curtas) com mensagens dizendo que votariam em Santos pela paz.

Em 2013, o publicitário goiano trabalhou com Santos durante um mês, em outubro. A popularidade de Santos estava abaixo de 30%, e ele precisava recuperar a confiança do eleitorado após uma crise no setor agrícola.

;Na época, a popularidade do presidente voltou a subir 15%, mas os assessores do presidente não quiseram dar continuidade ao processo que havíamos iniciado;, contou.

Segundo ele, para socorrer a campanha nessa reta final, ganhou apenas uma bonificação simbólica, e acertou que ganharia um valor depois, caso Santos fosse eleito. ;Veremos isso depois;, disse, sem revelar valores. No Brasil, Queiroz trabalhou em campanhas no Tocantins e para alguns membros do PMDB nacional.

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