Mundo

Israel prende presidente do Parlamento palestino em busca por adolescentes

O Exército anunciou a detenção 150 pessoas, entre palestinos e líderes do movimento islamita Hamas

Agência France-Presse
postado em 16/06/2014 08:54
Jerusalém - O Exército de Israel prendeu na madrugada de segunda-feira (16/6) o presidente do Parlamento palestino, Aziz Dweik, membro do Hamas, durante as operações de busca de três jovens israelenses sequestrados na quinta-feira (12/6) na Cisjordânia. "O Exército está concentrado naqueles que participaram, estiveram envolvidos ou possuem informações sobre o local no qual estão Gilad Shaar, Naftali Frenkel e Eyal Yifrah", afirmou o porta-voz militar Peter Lerner.

Soldados israelenses realizam operação para localizar três adolescentes sequestrados na cidade de Hebron
O porta-voz anunciou a detenção de outros 40 palestinos durante a noite na Cisjordânia, incluindo líderes do movimento islamita Hamas, o que eleva a 150 o número de detidos durante a busca pelos três jovens. Fontes palestinas confirmaram a detenção de Dweik e de outros cinco deputados do Hamas, todos da cidade de Hebron.



[SAIBAMAIS]O governo de Israel acusa o Hamas pelo sequestro dos três jovens, mas até o momento nenhum grupo reivindicou o crime. O movimento radical chamou de "estúpidas" as acusações israelenses. O Parlamento palestino, eleito em 2006 com maioria do Hamas, está paralisado desde que o movimento islamita assumiu o controle da Faixa de Gaza em junho de 2007 e expulsou as forças do Fatah, o partido do presidente Mahmud Abbas.

Até o fim do ano estão previstas eleições legislativas e presidenciais nos territórios palestinos, segundo o acordo de reconciliação assinado em 23 de abril pelo Hamas, que controla Gaza, e a Organização de Libertação da Palestina (OLP), dominada pelo Fatah.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação