Mundo

Talibãs paquistaneses ameaçam o governo e investidores estrangeiros

O principal reduto dos talibãs fica no distrito do Waziristão Norte, onde milhares de soldados paquistaneses iniciaram uma vasta ofensiva no domingo

Agência France-Presse
postado em 16/06/2014 09:57
Peshawar - O Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP) ameaçou nesta segunda-feira (16/6) eimar os palácios do governo e atacar os interesses de empresas estrangeiras, em represália pela ofensiva das autoridades paquistanesas no nordeste do país. O exército prosseguiu durante a manhã com a ofensiva iniciada na véspera com bombardeios aéreos contra os rebeldes talibãs e seus aliados da Al-Qaeda em seu reduto do Waziristão do Norte, zonal tribal na fronteira com o Afeganistão, onde ao menos 177 pessoas morreram, segundo o último balanço.

As autoridades anunciaram nesta segunda-feira que decretaram o estado de alerta nas grandes cidades do país, entre elas a capital Islamabad, Karachi (sul), Lahore (leste) e Peshawar (noroeste). A polícia, apoiada pelo exército e por paramilitares, aumentou o número de patrulhas e postos de controle. Em Karachi, as forças de segurança estavam em alerta vermelho após um ataque rebelde há uma semana contra o aeroporto que deixou 38 mortos. Este ataque motivou as autoridades paquistanesas a lançarem sua ofensiva.



O TTP, principal grupo rebelde islamita do país, ameaçou nesta segunda-feira atacar diretamente o governo do primeiro-ministro de Nawaz Sharif, ao considerá-lo responsável pela "perda de vidas e patrimônio de muçulmanos (...) como consequência desta operação". Além disso, esta organização talibã convocou "todos os investidores estrangeiros, as companhias aéreas e as organizações multinacionais a abandonar o país imediatamente" para evitar ser alvo de ataques. Desde o lançamento de sua guerra santa contra Islamabad por sua aliança com os Estados Unidos em 2007, o TTP é acusado de deixar sete mil mortos em muitos ataques.

Mais de 150 mortos

A ofensiva do exército paquistanês iniciada nas primeiras horas de domingo deixou ao menos 115 mortos no mesmo dia, entre eles rebeldes uzbeques envolvidos no ataque contra o aeroporto de Karachi. Os ataques aéreos da manhã desta segunda-feira elevaram o número de mortos a 177, segundo o exército. Islamabad também mobilizou tropas e blindados para reforçar suas bases militares, multiplicou as patrulhas e atacou com artilharia o Waziristão do Norte.

Na estrada que une Peshawar a Bannu (noroeste), nas imediações do Waziristão do Norte, centenas de caminhões militares se dirigiam a esta zona tribal carregados de tropas, armas e material militar, constatou a AFP. As autoridades civis preparavam nos arredores de Bannu dois novos campos de deslocados improvisados para acolher as famílias que fogem da ofensiva militar.

A opinião pública, impactada pelo ataque contra o aeroporto de Karachi, parece apoiar a ofensiva lançada no domingo pelo governo, que durante muito tempo hesitou em passar à ação depois de propor durante meses negociações de paz com o TTP. No entanto, o início do jejum no mês do Ramadã, dentro de duas semanas, semeia dúvidas sobre a eficácia e a duração da ofensiva.

Segundo os analistas, o êxito da operação dependerá da capacidade do Paquistão de abandonar sua proximidade histórica com alguns grupos armados islamitas, muitos dos quais terminaram dando as costas a Islamabad. Além disso, o governo paquistanês deverá controlar melhor sua fronteira com o Afeganistão para impedir que os rebeldes que fugirem durante a ofensiva voltem facilmente, como já fizeram no passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação