Mundo

Rede de captação de jihadistas é desmantelada pela polícia espanhola

Os integrante do grupo estavam destinados ao Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL), presente em território iraquiano e sírio

Agência France-Presse
postado em 16/06/2014 09:59
Madri - A polícia espanhola desmantelou nesta segunda-feira (16/6) uma rede de captação de jihadistas destinados à Síria e ao Iraque, organizada por um ex-prisioneiro de Guantánamo, e deteve em Madri oito pessoas, anunciou o ministério do Interior. Os jihadistas estavam destinados ao Estado Islâmico no Iraque e Levante (EIIL), presente em território iraquiano e sírio.

"É preciso destacar que o principal líder desta célula residia na Espanha após sua passagem pela base militar (americana) de Guantánamo, tendo sido detido no Afeganistão no ano 2001", indicou o ministério em um comunicado. O ministério declarou que a polícia está realizando 12 varreduras, e que a investigação continua aberta.



O governo espanhol teme que estes islamitas, depois de lutarem na Síria e no Iraque, retornem à Espanha e organizem atentados. A Espanha lembrou neste ano o 10; aniversário dos atentados islamitas de 11 de março de 2004 em Madri, nos quais 191 pessoas morreram. Desde então, mais de 470 supostos extremistas foram detidos na Espanha, segundo o ministério do Interior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação