Mundo

Comissão Eleitoral do Afeganistão rejeita acusações de fraude

Abdullah Abdullah, que enfrentava no segundo turno Ashraf Ghani voltou a pedir nesta segunda-feira a renúncia de Amarkhail e acusou seu rival de estar envolvido na fraude

Agência France-Presse
postado em 16/06/2014 12:01
Cabul - A comissão eleitoral independente afegã (CEI) rejeitou nesta segunda-feira (16/6) as acusações de fraude de candidatos no segundo turno das presidenciais, realizadas no sábado (14/6). Os partidários de Abdullah Abdullah, um dos dois candidatos à presidência, acusam o secretário da comissão, Zia-ul-Haq Amarkhail, de ter cometido irregularidades ao transportar cédulas de votação que não foram utilizadas no dia das eleições.

No entanto, o presidente da CEI, Ahmad Yousuf Nuristani, rejeitou as acusações e disse que quando aAarkhail foi detido pela polícia ia, na realidade, entregar as cédulas a centros de votação que precisavam delas. "Foi um mal-entendido entre a polícia e nossa equipe", disse o presidente da comissão. "Não queremos crise para os afegãos, os afegãos estão cansados de crise", acrescentou.



Abdullah Abdullah, que enfrentava no segundo turno Ashraf Ghani depois de ter vencido no primeiro, em 5 de abril, com 45% dos votos, voltou a pedir nesta segunda-feira a renúncia de Amarkhail e acusou seu rival de estar envolvido na fraude. Abdullah também declarou que o número de sete milhões de eleitores no segundo turno anunciado pela comissão era provavelmente falso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação