postado em 17/06/2014 09:07
Bagdá - As forças de segurança iraquianas expulsaram nesta terça-feira (17/6) os insurgentes jihadistas que haviam tomado durante a noite vários setores da cidade de Baaquba, ao nordeste de Bagdá, anunciaram fontes oficiais.[SAIBAMAIS]"Um grupo de insurgentes executou um ataque com armas automáticas em Baaquba, antes que as forças de segurança conseguissem conter a ofensiva", afirmou o general Abdelamir Mohamed Reda à AFP. Baaquba fica 60 km ao nordeste da capital iraquiana.
Um coronel do exército afirmou que os insurgentes "assumiram o controle dos bairros de Katun, Mafraq e Mualemin, ao oeste e no centro Baaquba, durante várias horas, antes da retomada das áreas pelas forças do governo".
Este foi o primeiro ataque contra a cidade de Baaquba, capital da província de Diyala, desde 9 de junho, quando começou a ofensiva do grupo jihadista sunita Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), que assumiu o controle de vários setores importantes do norte do país, incluindo Mossul, a segunda maior cidade do país.