Mundo

Após mais de dois anos fechada, Reino Unido reabrirá embaixada no Irã

O ministro não divulgou a data porque "há uma série de assuntos práticos" que devem ser resolvidos antes

Agência France-Presse
postado em 17/06/2014 09:23
Londres - O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, anunciou nesta terça-feira (17/6) que o Reino Unido reabrirá a embaixada em Teerã, fechada há dois anos e meio. "As circunstâncias são as corretas para reabrir nossa embaixada em Teerã", afirma Hague em um comunicado dirigido ao Parlamento.

O ministro não divulgou a data porque "há uma série de assuntos práticos" que devem ser resolvidos antes. "É nossa intenção reabrir a embaixada com uma pequena presença inicial quando solucionarmos os assuntos práticos", concluiu.

O anúncio de Londres é a conclusão de dois meses de aproximação, mas acontece no momento em que os países ocidentais parecem decididos a contar com o velho inimigo para buscar uma solução ao barril de pólvora do Iraque.



O Reino Unido retirou os diplomatas e fechou a embaixada em Teerã pelo ataque de novembro de 2011 contra suas instalações diplomáticas executado por centenas de milicianos islamitas, em resposta ao anúncio de novas sanções de Londres contra Teerã por seu programa nuclear.

A embaixada do Irã em Londres também foi fechada, mas os dois países não romperam oficialmente as relações. Em novembro, os dois países anunciaram encarregados de negócios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação