Mundo

Iraque acusa a Arábia Saudita de apoiar grupos de insurgentes

A Arábia Saudita acusou abertamente na segunda-feira o primeiro-ministro iraquiano, um xiita, de conduzir o Iraque à beira do abismo com sua política de exclusão dos sunitas

Agência France-Presse
postado em 17/06/2014 10:33
Soldado olha para destroços de veículo pertencente às forças de segurança iraquianas nos arredores de Kirkuk
Bagdá
- O governo iraquiano acusou nesta terça-feira (17/6) a Arábia Saudita de apoiar financeiramente os grupos insurgentes no Iraque e de estar ao lado do "terrorismo". As recentes declarações da Arábia Saudita "mostram que está do lado do terrorismo", indicou em um comunicado o gabinete do primeiro-ministro Nouri al-Maliki.

[SAIBAMAIS]"Nós consideramos (a Arábia Saudita) responsável pelas ajudas financeiras e morais que os grupos (insurgentes) recebem", ressalta o texto. De acordo com o gabinete de Maliki, o reino sunita também deve "ser responsabilizado por crimes cometidos por esses grupos terroristas".



A Arábia Saudita acusou abertamente na segunda-feira o primeiro-ministro iraquiano, um xiita, de conduzir o Iraque à beira do abismo com sua política de exclusão dos sunitas e exigiu a formação de um governo de reconciliação nacional. Em março, Maliki já havia acusado a Arábia Saudita e o Catar de apoiarem o terrorismo no Iraque.

Em uma semana, os jihadistas do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL), um grupo já muito ativo na vizinha Síria, assumiu o controle da segunda maior cidade do Iraque, Mossul, de uma grande parte da província de Nínive (norte), de Tikrit e de outras áreas das províncias de Saladino, Diyala (leste) e Kirkuk (norte).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação