Agência France-Presse
postado em 17/06/2014 11:42
Alutgama - Extremistas budistas atearam fogo em lojas e moradias nesta terça-feira (17/6) em uma zona turística do sudoeste do Sri Lanka pela segunda noite consecutiva. Um agente de segurança desarmado morreu em um ataque diante do sítio de um muçulmano, e com isso sobe para quatro o número de mortos nos distúrbios desde domingo."Mais de dez casas e lojas foram queimadas esta noite", informou um policial da cidade de Alutgama, de maioria muçulmana. Esta espiral de violência contra os muçulmanos é obra dos partidários do grupo extremista Buddhist Force.
As embaixadas ocidentais em Colombo recomendaram a seus cidadãos que se encontrem de férias nesta região que não saiam às ruas. Na segunda foi instaurado um toque de recolher em Alutgama. Em Welipanna, periferia de Alutgama, os habitantes afirmam que entre 50 e 60 homens armados com facas e coquetéis molotov atearam fogo a nove casas e 26 lojas.
Sri Lanka, que conta com 10% de muçulmanos, registraram vários ataques de caráter religioso nos últimos meses. Os grupos nacionalistas budistas acusam as minorias religiosas de exercer influência política e econômia na ilha.