Mundo

China e Reino Unido firmam acordos de mais de 23 bilhões de dólares

Londres também anunciou que flexibilizará as condições para concessão de vistos aos turistas e empresários chineses.

Agência France-Presse
postado em 17/06/2014 14:26
Primeiro-ministro britânico David Cameron aperta a mão com o premiê chinês Li Keqiang em Londres
Londres - A China e o Reino Unido assinaram acordos econômicos no valor de 23,7 bilhões de dólares (14 bilhões de libras) na visita do primeiro-ministro Li Keqiang, anunciou nesta terça-feira (17/6) em Londres seu homólogo britânico David Cameron.

"Hoje assinamos acordos em um valor superior a 14 bilhões de libras" (17,5 bilhões de euros, 23,7 bilhões de dólares), disse Cameron em uma coletiva de imprensa com Li. Antes, a rainha Elizabeth II recebeu Li no castelo de Windsor, no primeiro dos três dias de uma visita para melhorar as frias relações bilaterais.

A rainha, de 88 anos, apertou a mão do primeiro ministro com um sorriso ao recebê-lo no castelo medieval nos arredores de Londres. O primeiro-ministro estava acompanhado de sua esposa, Cheng Hong, e a rainha por seu segundo filho, o príncipe Andrew.



O jornal The Times afirmou na semana passada que Pequim havia colocado como condição para a visita que a rainha recebesse o mandatário. Li depois se reuniu em Downing Street com Cameron, que em maio de 2012 enfureceu a China ao encontrar Dalai Lama, líder espiritual tibetano.

Entre os acordos firmados, a empresa petrolífera britânica BP anunciou um contrato de aproximadamente $20 bilhões de dólares(14,75 bilhões de euros) com a empresa estatal CNOOC para abastecer de gás natural a China durante 20 anos. Por outro lado, Londres anunciou que flexibilizará as condições para concessão de vistos aos turistas e empresários chineses.

Trata-se da primeira visita de um primeiro-ministro chinês ao Reino Unido desde a de Wen Jiabao em 2011. O último presidente chinês que esteve em Londres foi Hu Jintao em 2005, em visita marcada por protestos a favor da independência do Tibet e do respeito aos direitos humanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação