Mundo

Rússia investiga ministro do Interior ucraniano por morte de civis

Arsen Avakov é suspeito de organização de homicídios, recurso de meios e métodos de guerra ilegais, sequestro e obstrução do trabalho dos jornalistas, afirma o comitê

Agência France-Presse
postado em 18/06/2014 10:41
Moscou - O comitê de investigação russo anunciou um processo contra o ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, e outras autoridades do país por uma operação armada organizada no leste do país "com o objetivo deliberado de matar civis".

O ministro e o governador da região ucraniana de Dnipropetrovsk, Igor Kolomoiski, são suspeitos de "organização de homicídios, recurso de meios e métodos de guerra ilegais, sequestro, obstrução do trabalho dos jornalistas", afirma o comitê, que pretende emitir uma ordem de detenção internacional contra eles.

Durante a operação militar iniciada pela Ucrânia em abril no leste do país "em violação ao direito internacional e com o objetivo deliberado de matar um número ilimitado de civis, foram utilizados sistemas múltiplos de lançamento de foguetes Grad, mísseis terra-ar não teleguiados e de fragmentação, assim como outros tipos de armamento ofensivo" sem alvos específicos, segundo o comunicado.



A operação implicou "a morte de mais de 100 civis, entre eles cidadãos russos no exercício de suas obrigações profissionais - os jornalistas Korneliuk, Voloshin e o ativista dos direitos humanos Mironov -" e "o fotógrafo italiano Andrea Rocchelli", todos mortos por disparos de morteiro entre maio e junho, afirma o comitê de investigação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação