Mundo

Líbia acusa EUA de violar sua soberania ao capturar suspeito de terrorismo

Trípoli também pediu que o suspeito capturado pelos Estados Unidos seja julgado na Líbia

Agência France-Presse
postado em 18/06/2014 11:48
Trípoli - A Líbia afirmou nesta quarta-feira (17/6) que os Estados Unidos violaram sua soberania com a captura em território líbio de um suposto autor do ataque contra a sede diplomática americana em Benghazi em 2012.

"O governo condena este lamentável atentado contra a soberania da Líbia", lamentou o ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

Trípoli também pediu que o suspeito capturado pelos Estados Unidos seja julgado na Líbia. O Exército dos Estados Unidos anunciou ter capturado um importante suspeito ligado ao ataque de 2012 contra o consulado americano em Benghazi em uma operação secreta na Líbia durante o fim de semana passado.

Segundo o Pentágono, Ahmed Abu Khatallah é uma figura-chave nos ataques contra instalações dos Estados Unidos em Benghazi, na Líbia, em setembro de 2012.

Não houve mortes de civis no ataque de domingo, e o suspeito está sob custódia dos Estados Unidos em um local seguro na Líbia, acrescentou Kirby.



Depois de ataques semelhantes, Washington costuma deixar os suspeitos a bordo de navios miliares antes de enviá-los para os Estados Unidos, onde enfrentam acusações judiciais.

O ataque ao consulado americano em Benghazi, em 11 de setembro de 2012, deixou quatro americanos mortos, entre eles o embaixador Christopher Stevens.

Esse ataque provocou uma tempestade política nos Estados Unidos, com a oposição republicana criticando o governo democrata de Barack Obama, que na época estava em plena campanha pela reeleição. O Departamento de Estado teve que reconhecer falhas na segurança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação