Mundo

Israel aprova construção de 172 casas em colônia de Jerusalém Oriental

O anúncio é feito em um contexto de tensão pela operação que Israel está realizando na Cisjordânia para encontrar três jovens israelenses sequestrados no dia 12 de junho

Agência France-Presse
postado em 18/06/2014 11:51
Jerusalém - A prefeitura de Jerusalém aprovou nesta quarta-feira a construção de 172 casas no bairro de colonização de Har Homa, em Jerusalém Oriental, afirmou à AFP o vereador da oposição Pepe Alalu.

"A prefeitura aprovou nesta manhã a construção de 172 apartamentos em Har Homa. É a última etapa antes da construção e significa a continuidade de uma política que não é a adequada porque prejudica o processo de paz", disse Alalu.

O anúncio é feito em um contexto de tensão pela operação que Israel está realizando na Cisjordânia para encontrar três jovens israelenses sequestrados no dia 12 de junho. A ofensiva também tem por objetivo atacar as estruturas do movimento islamita Hamas.

No dia 26 de maio, durante a visita do Papa à Terra Santa, as autoridades israelenses anunciaram outro programa de construção de 50 casas neste bairro de Jerusalém Oriental.



Uma semana depois, o governo israelense autorizou um plano para construir 3.200 casas nas colônias de Cisjordânia e Jerusalém Oriental, em represália pela formação de um governo de união palestino no dia 2 de junho que tem a aprovação da comunidade internacional.

Israel considera Jerusalém como sua capital "eterna e indivisível". Por sua vez, os palestinos querem converter Jerusalém Oriental, ocupada e anexada desde 1967, na capital de um futuro Estado palestino.

Cerca de 200.000 israelenses vivem nos bairros de colonização de Jerusalém Oriental junto a cerca de 300.000 palestinos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação