Mundo

Candidato favorito pede suspensão da apuração das eleições afegãs

A comissão eleitoral independente afegã (CEI) rejeitou as acusações de fraude de candidatos no segundo turno das presidenciais

Agência France-Presse
postado em 18/06/2014 12:01
Cabul - O candidato favorito nas eleições presidenciais afegãs, Abdullah Adullah, pediu nesta quarta-feira a suspensão da apuração do segundo turno eleitoral por considerar que houve fraude no processo.

"Suspendemos nossa cooperação com a comissão eleitoral e pedimos a nossos observadores que deixem os recintos de apuração. Pedimos o cessar imediato da apuração de votos", declarou.

Abdullah acusa o chefe da secretaria da comissão apuradora, Zia ul Haq Amarjail, de ter cometido irregularidades no transporte de cédulas eleitorais não utilizadas no segundo turno, ocorrido no sábado passado.



Também atacou diretamente o atual presidente, Hamid Karzai, e seu adversário nas presidenciais, Ashraf Ghani. "Todo mundo sabe que, infelizmente, o presidente do Afeganistão não é imparcial", afirmou.

A comissão eleitoral independente afegã (CEI) rejeitou as acusações de fraude de candidatos no segundo turno das presidenciais.

Favorito, Abdullah Abdullah, de 53 anos, obteve quase 50% dos votos no primeiro turno, e Ashraf Ghani, de 65 anos, recebeu 31,6% dos votos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação