Mundo

China proíbe jornalistas de fazerem "trabalhos críticos" sem autorização

A decisão do governo chinês é justificada com a intenção de evitar a extorsão, notícias pagas e reportagens falsas

Agência France-Presse
postado em 18/06/2014 12:13
A China proibiu os jornalistas de fazerem ;trabalhos críticos; sem autorização prévia ; decisão que representa agravamento da repressão num país onde as restrições à imprensa então entre as mais rígidas do mundo.

Os jornalistas chineses ;estão proibidos de realizarem trabalhos críticos a não ser que tenham recebido aprovação do seu local de trabalho;, anunciou nesta quarta-feira (18) a Administração Estatal de Imprensa, Publicação, Rádio, Cinema e Relevisão.

A decisão do governo chinês é justificada com a intenção de evitar a extorsão, notícias pagas e reportagens falsas. Os suspeitos de praticar essas atividades podem ser acusados pela Justiça e ficam sujeitos a perder a carteira profissionais e ser expulsos do Partido Comunista, em caso de serem membros.



As autoridades chinesas têm controlado a informação, ao censurar meios de comunicação e redes sociais online.

As autoridades chinesas também lançaram recentemente uma forte ofensiva contra ;rumores online;, estipulando que internautas podem enfrentar uma pena de prisão de três anos por escreverem mensagens difamatórias que sejam republicadas 500 vezes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação