Mundo

Relatório aponta que agressões extremistas estão em alta na Alemanha

Segundo este documento, a atos violentos da extrema-direita contra estrangeiros aumentou 20,4% em 2013 em relação ao ano anterior, atingindo um total de 473 ataques

Agência France-Presse
postado em 18/06/2014 12:33
Berlim - As agressões cometidas por militantes da extrema-direita e da extrema-esquerda estão em alta na Alemanha, de acordo com um relatório anual dos serviços de inteligência publicado nesta quarta-feira (18/6). Segundo este documento, a atos violentos da extrema-direita contra estrangeiros aumentou 20,4% em 2013 em relação ao ano anterior, atingindo um total de 473 ataques.

O ministro do Interior alemão, Thomas de Maizi;re, declarou estar "muito preocupado em ver a extrema-direita tentar incansavelmente envenenar a opinião pública vis-à-vis aos estrangeiros", durante a apresentação deste relatório publicado pelo "Serviço Federal de Proteção da Constituição." "Durante 2013, as tentativas de espalhar o medo e o preconceito (...) têm sido particularmente ativos em lugares onde existem centros de requerentes de asilo", indicou o ministro.



O relatório também aponta um aumento de 26,7% dos atos de violência por parte do movimento de extrema-esquerda, com 1.110 incidentes relatados. "São os policiais as vítimas constantes desta violência de extrema-esquerda", lamentou o ministro". O relatório do Serviço Federal também trata das atividades do movimento islâmico na Alemanha e nota que o país "ainda faz parte dos alvos do terrorismo islâmico".

Os serviços de inteligência se concentraram, a este respeito, na evolução da situação na Síria, que levou a um aumento na mobilização deste movimento na Alemanha. O relatório observa que "até o início de 2014, mais de 270 alemães islamitas ou islamitas vindos da Alemanha viajaram para a Síria para participar dos combates ou dar apoio de uma forma ou outra à resistência contra o regime Assad".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação