Mundo

Karzai nega que Afeganistão fique como o Iraque após retirada da Otan

Como no Iraque, o Afeganistão sofreu uma invasão militar maciça liderada pelos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 18/06/2014 13:11
Cabul - O Afeganistão jamais cairá no caos como ocorreu no Iraque depois da retirada das forças da Otan, assegurou nesta quarta-feira (18/6) o presidente afegão Hamid Karzai, que considera imposível uma volta da A-Qaeda a seu país.

Como no Iraque, o Afeganistão sofreu uma invasão militar maciça liderada pelos Estados Unidos, que apoiaram seu governo e treinaram seu exército, e atualmente se prepara para uma retirada dos soldados da Otan no final do ano.

Os americanos também deixaram o Iraque. Neste contexto, alguns observadores acreditam que a recente tomada de algumas cidades iraquianas pelos jihadistas é um mau presságio para o Afeganistão.



Consultado pela BBC sobre a possibilidade de seu país cair no caos após a saída da Otan, Karzai respondeu enfático: "Nunca, em absoluto". Segundo ele, a Al-Qaeda não está presente no Afeganistão.

No entanto, a chegada ao Afeganistão de rebeldes islamitas que fogem da ofensiva paquistanesa lançada no final de semana no Waziristão do Norte, região na fronteira afegã, pode ser um elemento de ameaça para Cabul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação