Mundo

Mais de 220.000 cambojanos fugiram da Tailândia nas últimas duas semanas

Nesta quarta-feira cerca de 3.000 pessoas chegaram em caminhões do exército tailandês à cidade cambojana de Poipet, a principal passagem fronteiriça entre os dois países

Agência France-Presse
postado em 18/06/2014 14:48
Cambojanos migrantes carregam seus pertences enquanto atravessam a fronteira
Cerca de 220.000 imigrantes cambojanos fugiram da Tailândia nas últimas duas semanas, indicaram nesta quarta-feira (18/6) as autoridades do Camboja, que acusam a junta tailandesa de ser a responsável por este êxodo em massa.

"O número total de cambojanos que retornaram na Tailândia entre 6 e 18 de junho é de 220.000 nas diferentes passagens fronteiriças entre os dois países", declarou à AFP Pich Vanna, responsável pelo gabinete de relações fronteiriças entre Camboja e Tailândia.

Nesta quarta-feira (18/6) cerca de 3.000 pessoas chegaram em caminhões do exército tailandês à cidade cambojana de Poipet, a principal passagem fronteiriça entre os dois países.



"Ouvimos dizer que o exército tailandês ia deter os cambojanos. Com seis amigos decidimos voltar porque tínhamos medo de ser presos", declarou Kot Sok, de 21 anos, que chegou a Poipet nesta quarta-feira.

Desde que na semana passada a junta militar no poder na Tailândia anunciou sua nova política contra a imigração ilegal, milhares de trabalhadores cambojanos, essenciais em setores como a pesca ou a construção, fugiram do país.

Para conter o movimento de pânico, as autoridades tailandesas garantiram que não reprimirão os trabalhadores, mas isso não freou o êxodo.

"Os líderes da junta tailandesa são os responsáveis pelo que está ocorrendo", declarou na terça-feira o ministro do Interior cambojano, Sar Kheng, ao anunciar a morte de oito pessoas em um acidente rodoviário durante sua viagem de volta ao Camboja.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação