Jornal Correio Braziliense

Mundo

Adversários políticos se unem contra risco de moratória na Argentina

"A atitude clara e coerente é priorizar o interesse nacional em detrimento de qualquer questão política", diz prefeito de Buenos Aires



"A atitude clara e coerente é priorizar o interesse nacional em detrimento de qualquer questão política", afirmou Macri em um comunicado de imprensa em Israel, onde se encontra.

[SAIBAMAIS]Julio Cobos, ex-vice-presidente de Cristina Kirchner, que tem confrontado fortemente a mandatária e pré-candidato pelo opositor FA-UNEN (social-democratas, socialistas e socialcristianos) opinou que "a resolução tem que ser um tema de Estado" e pediu "negociação".

Na busca por consolidar uma posição comum, o ministro da Economia, Axel Kicillof, e outros membros do Gabinete se reuniram nesta quarta-feira com os líderes dos partidos a portas fechadas no Congresso.

"O Congresso, através de todos os seus partidos, comemora o pleno respaldo à posição argentina", disse ao fim do encontro o chefe de Gabinete, Jorge Capitanich.

Segundo Capitanich, "todos concordaram em repudiar a atitude dos ;fundos abutres; (especulativos) e em considerar esta decisão lesiva aos interesses do país", disse após admitir alguns questionamentos à estratégia de negociação da Argentina.

Capitanich informou que o juiz Griesa convocou os representantes argentinos para uma reunião sem adiantar qual será a estratégia do país.

Uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos confirmou na segunda-feira a sentença de um juiz de Nova York e de um tribunal de apelação que condena a Argentina a pagar 100% de 1,33 bilhão de dólares aos fundos especulativos NML Capital e Aurelius.