Mundo

Polícia nigeriana pede aos torcedores que acompanhem Copa em casa

Na terça à noite, uma bomba explodiu na frente de um centro de transmissão, onde uma multidão estava reunida para ver a partida entre Brasil e México em um telão

Agência France-Presse
postado em 18/06/2014 18:06
Na Nigéria, a polícia aconselhou nesta quarta-feira (18/6) os torcedores de futebol a evitarem reuniões em lugares públicos para acompanhar a transmissão das partidas da Copa de 2014, depois do atentado que teria deixado pelo menos 21 mortos na véspera, de acordo com fontes médicas. Já a polícia divulgou um boletim indicando 14 mortes.

"Aconselhamos os nigerianos a evitar ao máximo os centros de transmissão das partidas", disse à AFP o porta-voz da polícia, Frank Mba. Mba sugeriu aos torcedores que se reúnam com amigos e familiares em casa para acompanhar os jogos da Copa.

Na terça à noite, uma bomba explodiu na frente de um centro de transmissão, onde uma multidão estava reunida para ver a partida entre Brasil e México em um telão. A tragédia aconteceu na cidade de Damaturu, no nordeste do país.


Vários centros de transmissão e campos de futebol foram atacados recentemente na Nigéria. Nenhum grupo assumiu os ataques, mas o governo atribui sua autoria ao movimento islâmico Boko Haram. Em diferentes vídeos, o chefe do grupo, Abubakar Shekau, descreve o futebol como uma perversão ocidental destinada a afastar os muçulmanos da religião.

Mba afirmou que os governos regionais têm autoridade para determinar o fechamento desses locais de acompanhamento dos jogos de futebol, como já havia acontecido nos estados de Adamawa (nordeste) e de Plateau (centro).

A polícia defende ainda a adoção de medidas para melhorar a segurança no norte do país, principal alvo dos ataques do Boko Haram. Entre as medidas, estaria a criação de zonas de pedestres entre 50 metros e 100 metros ao redor desses centros de transmissão para impedir os atentados com carro-bomba.

"Não pedimos uma proibição total. Queremos, sobretudo, sensibilizar o público para que tome suas decisões conscientemente", explicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação