Mundo

Redação do acordo sobre programa nuclear Iraniano começa nesta quarta-feira

Diplomatas iranianos e seus colegas do grupo P5%2b1 tentam reduzir divergências e permitir o acordo final que encerre dez anos de crise

Agência France-Presse
postado em 18/06/2014 18:49
Secretário do Tesouro dos EUA Jack Lew disse que a economia do Irã permaneceu em um estado de angústia devido às sanções sobre seu programa nuclear
Os negociadores iranianos e os dos países do grupo P5%2b1 começaram nesta quarta-feira a redação do texto de acordo final sobre o programa nuclear iraniano, apesar de persistirem inúmeras divergências, declarou o chefe da diplomacia iraniana, Mohamad Javad Zarif.

"Hoje começamos a redação do texto do acordo final (...), mas existem inúmeras divergências", admitiu Zarif, em Viena, citado pela agência iraniana de notícias Isna.

"Desacordos fundamentais" persistem entre as duas partes, insistiu Zarif, acrescentando que as negociações foram "muito difíceis ao longo dos últimos dois dias" - segundo a agência Irna.

"Ter iniciado a redação do texto não significa que chegamos a uma ;entente; (acordo baseado em confiança mútua)", esclareceu o iraniano. Ambas as partes já concordaram que o texto se chamará "Programa Geral de Ação Comum", contou Zarif.



Os diplomatas iranianos e seus colegas do grupo P5%2b1 (formado por Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) começaram, na segunda-feira, uma nova rodada de negociações, que deve continuar até esta sexta, 20 de junho. O objetivo é reduzir divergências e permitir o acordo final que encerre dez anos de crise.

[SAIBAMAIS]Depois de concluírem um acordo provisório em novembro de 2013, o Irã e os membros do P5%2b1 esperam conseguir, até 20 de julho, um acerto definitivo, que garanta o caráter pacífico do programa nuclear de Teerã e a suspensão das sanções internacionais impostas ao Irã. Caso contrário, o acordo provisório poderá ser prolongado por mais seis meses.

Seguindo o texto interino, que entrou em vigor em janeiro deste ano, o Irã suspendeu uma parte de suas atividades nucleares para obter um corte parcial nas sanções econômicas do Ocidente.

Mais cedo, nesta quarta, um dos principais negociadores iranianos, Abbas Araghchi, afirmou que o fim das sanções e a extensão do programa de enriquecimento de urânio são as questões mais espinhosas.

"A suspensão das sanções é uma das partes mais difíceis das negociações. Elas devem ser suspensas segundo um calendário, mas há uma discordância sobre esse calendário", explicou.

"Também há um desacordo sobre o nível e a extensão do enriquecimento de urânio", declarou, acrescentando que o Irã deve eliminar as incertezas em relação ao reator de água pesada de Arak e ao sítio subterrâneo de enriquecimento de Fordo.

Segundo a imprensa iraniana, os países ocidentais pediram a Teerã que limite o número de centrífugas, o que Irã recusou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação