Jornal Correio Braziliense

Mundo

Nigéria reafirma sua determinação na Copa após atentado de Damaturu

O atentado, que não foi reivindicado, é o último de uma longa série de ataques quase diários atribuídos ao grupo islâmico armado Boko Haram

O atentado que matou 21 pessoas na terça-feira no norte da Nigéria, durante a transmissão de uma partida da Copa do Mundo, "reforça a determinação dos jogadores" nigerianos de fazer um bom papel no Brasil, destacou a equipe técnica da seleção africana nesta quarta. "Isto reforça ainda mais a determinação dos jogadores de jogar bem contra a Bósnia (no sábado) e vencer, porque foi o amor ao futebol que fez tantas pessoas morrerem enquanto assistiam uma partida", declarou o porta-voz da seleção nigeriana, Ben Alaiya.

Leia mais notícias em Mundo

Segundo os habitantes de Damaturu, capital do Estado de Yobe (norte), a bomba explodiu em frente ao centro de transmissão da partida, onde muitos torcedores estavam reunidos acompanhando o jogo do Brasil contra o México em um telão. "É chocante que alguns possam cometer atos tão insensíveis contra seus semelhantes quando o mundo inteiro celebra seu maior esporte", disse Alaiya. "Estamos muito tristes e queremos ganhar pelas vítimas. Mas mesmo se vencermos a Copa, isto não devolverá as vidas perdidas".

O atentado, que não foi reivindicado, é o último de uma longa série de ataques quase diários atribuídos ao grupo islâmico armado Boko Haram, que mantém 219 adolescentes como reféns desde meados de abril.