Mundo

Israel prende mais 30 palestinos na Cisjordânia em ofensiva contra o Hamas

As novas detenções elevam a quase 280 o número de palestinos detidos desde o sequestro na quinta-feira da semana passada, que aconteceu perto de um bloco de colônias da Cisjordânia

Agência France-Presse
postado em 19/06/2014 08:52
Jerusalém - O exército israelense prendeu 30 palestinos na madrugada desta quinta-feira (19/6) na Cisjordânia, em mais uma etapa da ofensiva contra o movimento islamita Hamas após o sequestro de três jovens israelenses neste território.

As novas detenções elevam a quase 280 o número de palestinos detidos desde o sequestro na quinta-feira da semana passada, que aconteceu perto de um bloco de colônias da Cisjordânia.

De acordo com um porta-voz militar, 200 detidos são ativistas do Hamas.

O exército e as forças de segurança também revistaram quase 100 casas e realizaram operações contra 10 instituições vinculadas ao braço civil do Hamas, "Dawa", utilizado segundo Israel para "recrutar, disseminar informação e fazer circular dinheiro".

Em uma das intervenções em Jenin, norte da Cisjordânia, palestinos lançaram artefatos incendiários e abriram fogo contra os soldados israelenses, que responderam, segundo o porta-voz, que não informou um balanço de feridos.


Entre os palestinos detidos estão 53 que integraram o grupo de uma troca de prisioneiros que permitiu a libertação, em 2011, do soldado israelense Gilad Shalit, que passou cinco anos sequestrado pelo Hamas.

Em outubro de 2011, Israel libertou 1.027 prisioneiros palestinos em troca do soldado.

Agora, para tentar localizar os três jovens, o exército realiza a maior operação na Cisjordânia desde o fim da segunda intifada em 2005.

Na Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, a aviação israelense executou quatro ataques durante a noite, uma resposta aos disparos de foguetes contra o território israelense.

Os ataques deixaram três feridos entre os palestinos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação