Mundo

Posição do Irã nas negociações nucleares é "preocupante", diz fonte oficial

As negociações ainda não incluíram o debate sobre o número de centrífugas que o Irã poderia conservar após um acordo

Agência France-Presse
postado em 19/06/2014 09:15
Viena - A posição dos iranianos sobre a maioria dos temas de seu programa nuclear debatidos em Viena com as grandes potências "não evoluiu", o que é "preocupante", declarou uma fonte ocidental. A fonte, próxima às negociações, destacou no entanto que o debate prossegue em um clima construtivo, a um mês do fim do prazo fixado para um acordo.

O grupo 5%2b1 (Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) e o Irã negociam desde o início do ano um acordo histórico, que deve garantir às grandes potências que Teerã não tenta produzir armamento atômico. Em troca, oferecem a suspensão das sanções internacionais que privam o Irã, a cada semana, de bilhões de dólares em recursos do petróleo.

[SAIBAMAIS]As partes, reunidas desde segunda-feira em Viena, afirmam que iniciaram a redação de um documento final, mas admitem que ainda existem divergências importantes.

As divergências são importantes sobre o enriquecimento de urânio, que em um percentual elevado permite obter combustível para uma bomba nuclear, afirmou a fonte ocidental.

Leia mais notícias em Mundo

De acordo com a mesma fonte, as negociações ainda não incluíram o debate sobre o número de centrífugas (as máquinas utilizadas para enriquecer urânio) que o Irã poderia conservar após um acordo.

As grandes potências aceitariam, no caso de um acordo, suspender rapidamente as sanções econômicas e financeiras "unilaterais" impostas pela União Europeia e Estados Unidos, disse a fonte. Posteriormente aconteceria um "desmantelamento progressivo" das sanções decretadas contra o Irã pela ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação