Mundo

Kerry enfatiza preocupação em ajudar todos os iraquianos e não Malik

"Nada do que o presidente Obama decida fazer estará centrado no primeiro-ministro Maliki. Está centrado no povo iraquiano", destacou John Kerry

Agência France-Presse
postado em 19/06/2014 09:53

Washington - O governo dos Estados Unidos se preocupa com o destino do Iraque, ameaçado pelos jihadistas sunitas, não com o primeiro-ministro xiita Nuri al-Maliki, afirmou o secretário Estado John Kerry.

Em uma entrevista concedida ao canal NBCNews, o chefe de diplomacia americana também relativizou suas declarações do início da semana sobre uma eventual "cooperação" com o Irã no caso iraquiano.

"Insisto: o que o governo dos Estados Unidos faz diz respeito ao Iraque. Não se trata de Maliki", declarou Kerry, no momento em que Washington multiplica as críticas ao premier iraquiano.

Leia mais notícias em Mundo


[SAIBAMAIS]"Nada do que o presidente (Barack Obama) decida fazer estará centrado no primeiro-ministro Maliki. Está centrado no povo iraquiano", destacou o secretário de Estado.

Questionado sobre uma possível colaboração estreita com o Irã na crise iraquiana, Kerry descartou a ideia. "Não, não estamos questionando se vamos fazer isto. Não está em consideração", respondeu.

O presidente Barack Obama avalia com os assessores de Segurança Nacional as opções para deter o avanço dos extremistas do Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL), incluindo ataques aéreos, eventualmente com drones, aos comboios de militantes jihadistas.

Kerry afirmou na segunda-feira que estaria disposto a uma cooperação com o Irã, tradicional inimigo de Washington, para lidar com a situação no Iraque. "O que disse foi que estamos interessados em entrar em contato com o Irã para deixar claro aos iranianos o que estamos pensando e saber o que eles pensam, e há uma troca de informação para não cometer erros", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação