Mundo

Líder das Ilhas Fiji critica inação mundial ante mudanças climáticas

Ao abrir uma conferência regional, ele disse existir "desapontamento e desânimo coletivos" no Pacífico diante do fracasso em atacar as mudanças climática

Agência France-Presse
postado em 19/06/2014 18:37
Suva - O líder das ilhas Fiji, Voreqe Bainimarama, acusou a comunidade internacional esta quinta-feira (19/06) de abandonar as ilhas do Pacífico a "afundar sob as ondas" ao invés de enfrentar as mudanças climáticas, direcionando boa parte das críticas à Austrália, que chamou de "egoísta".

Ao abrir uma conferência regional, ele disse existir "desapontamento e desânimo coletivos" no Pacífico diante do fracasso em atacar as mudanças climáticas, que os cientistas apontam como as responsáveis pela elevação das águas que ameaçam muitas nações insulares abaixo do nível do mar.

Leia mais notícias em Mundo


"O aumento do nível dos mares, provocado pelo aquecimento global, ameaça a própria existência de alguns de nossos vizinhos, como Kiribati, Tuvalu e Ilhas Marshall", disse aos participantes do Fórum de Desenvolvimento das Ilhas do Pacífico (PIDF, na sigla em inglês).

"Áreas costeiras de muitas nações do Pacífico, inclusive de Fiji, já estão inundando", continuou.

"Mesmo assim, a vontade coletiva de a comunidade internacional responder adequadamente a esta crise está retrocedendo", declarou perante a cúpula, na qual o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, foi o convidado de honra.

Bainimarama destacou "uma mudança clara da retórica" da Austrália a respeito das mudanças climáticas desde que o primeiro-ministro, Tony Abbott, foi eleito no ano passado.

Abbott disse no começo do mês que não adotaria quaisquer políticas climáticas que pudessem "castigar a economia".

"Eu suplico à Austrália e a outros países que não tenham um comportamento egoística diante da perspectiva catastrófica que os pequenos países insulares em desenvolvimento enfrentam", disse Bainimarama.

"A História vai julgá-los severamente se nos abandonarem ao nosso aparente destino de afundar sob as ondas porque vocês não querem fazer os ajustes necessários em suas políticas domésticas", prosseguiu.

Yudhoyono afirmou que as mudanças climáticas estão entre os maiores desafios que o mundo enfrenta e anunciou que a Indonésia destinaria US$ 20 milhões para ajudar a minimizar os impactos do fenômeno no Pacífico.

"A Indonésia tem um forte compromisso de estender sua rede de cooperação aos países do PIDF para mitigar o impacto das mudanças climáticas", afirmou.

Yudhoyono também disse desejar que o comércio bilateral entre Indonésia e as nações insulares do Pacífico triplique, chegando a US$ 1 bilhão nos próximos anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação