Mundo

Irã diz que Obama não tem vontade de combater terrorismo no Iraque

Obama disse na quinta-feira que o Irã pode ter um papel construtivo, mas que se só intervir militarmente em nome dos xiitas "a situação provavelmente irá piorar"

Agência France-Presse
postado em 20/06/2014 09:36
Teerã - Um funcionário iraniano de alto escalão afirmou que o presidente americano, Barack Obama, não tem vontade de combater o terrorismo, informou nesta sexta-feira a televisão pública.

"As recentes declarações de Obama demonstram que a Casa Branca não tem uma séria vontade de combater o terrorismo no Iraque e na região", declarou Hossein Amir Abdollahian, vice-ministro das Relações Exteriores do Irã.

Leia mais notícias em Mundo


"O erro estratégico dos Estados Unidos na Síria foi não distinguir entre terroristas e grupos políticos (de oposição), o que reforçou o terrorismo", acrescentou.

[SAIBAMAIS]Obama disse na quinta-feira que o Irã pode ter um papel construtivo, mas que se só intervir militarmente em nome dos xiitas "a situação provavelmente irá piorar".

O presidente está disposto a enviar 300 conselheiros militares ao Iraque para "treinar, assistir e apoiar" as forças iraquianas frente aos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL) e realizar ataques aéreos. Ao mesmo tempo pediu um governo de unidade nacional no Iraque.

O Irã, um país de maioria xiita, como o Iraque, deu seu apoio ao primeiro-ministro xiita, Nuri al-Maliki, acusado por seus opositores de ter discriminado os sunitas e de ser, em parte, responsável pela revolta sunita liderada pelo EIIL.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação