Agência France-Presse
postado em 20/06/2014 17:19
Riade - O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, desembarca neste sábado (21/6), na Arábia Saudita, onde tratará de uma série de temas regionais, incluindo a crise síria, anunciou uma autoridade saudita nesta sexta-feira (20/6). "Lavrov (...) terá, amanhã (sábado), encontros com o ministro saudita das Relações Exteriores, o príncipe Saud al-Faisal, sobre vários temas regionais, em especial sobre a Síria", declarou a fonte consultada pela AFP.Segundo um comunicado divulgado pela Chancelaria russa, Lavrov conversou por telefone na véspera com seu colega saudita e deu especial atenção a "uma solução política e diplomática para a crise na Síria". Os dois ministros também vão discutir a cooperação econômica e energética entre ambos os países.
Em fevereiro, Saud al-Faisal assumiu o caso sírio das mãos do chefe dos Serviços Secretos sauditas, Bandar ben Sultan, que foi substituído em seu cargo em abril e esteve na linha de frente para o financiar, fornecer armas e unificar os grupos rebeldes sírios.
De acordo com fontes diplomáticas da AFP no Oriente Médio, o presidente russo, Vladimir Putin, que apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad, teria rejeitado uma proposta saudita de abandonar o regime de Damasco em troca de um enorme contrato armamentista e de maior influência no mundo árabe.